Locais de Interesse  
 
Devido à sua situação geográfica a freguesia de Albergaria da Serra, começa a ser procurada pelo turismo, contendo no seu interior exemplos de rara beleza tanto a nivel de paisagens, como nas suas aldeias as quais mantêm os traços de uma antiguidade subjacente, em cada recanto. Temos então como pontos obrigatórios de passagem e visita:
 
Aldeia de Albergaria:  
Uma das aldeias principais da freguesia, é aqui que se encontra a nascente do rio caima, mantêm um casario em granito.
Aldeia de Cabaços:  
 
Aldeia da Castanheira:  
já no limite do concelho de Arouca, esta aldeia encerra dentro o mistério das pedras parideiras, sobre as quais já se debruçaram muito estudiosos.
Aldeia da Ribeira:  
 
Aldeia da Mizarela  
este nucleo de casario em granito, encontra-se no principal acesso à serra da freita e tem como ponto principal de interesse a frecha da mizarela, uma queda de água com 90 mts.
Igreja Matriz:  
situada no interior da aldeia de Albergaria, tem como orago a Nossa Sra da Assunção, celebra-se a sua festividade a 15 de Agosto.
Capela de Sto António:  
   
Frecha da Mizarela:  
Queda de água de 91 mts, situada na aldeia da Mizarela, dispões de um miradouro que proporciona uma vista previligiada sobre a queda de água, é possivel descer até ao sopé desta através de acessos pedonais, esta zona é muita utilizada por amantes de desportos radicais, tais como rappel.
Pedras Parideiras:  
Na aldeia da Castanheira, deparamo-nos com um fenómeno geológico bastante raro no mundo e único no nosso país. São as chamadas pedras parideiras, afloramentos graníticos que têm incrustados nódulos de biotite. Este mineral vai-se soltando da rocha-mãe por acção da erosão, libertando umas pequenas esferas escuras que parecem nascer da própria pedra. As pedras paridas suscitaram tanto interesse a quem por ali passavaque começaram por leva-las em quantidades tais que foi necessário proceder à vedação do local de forma a evitar que estas desaparecessem. Procurando atentamente é possível, porém, encontrar algumas destas pedras, em muito menor densidade, é certo, em determinadas zonas espalhadas por alguns quilómetros em redor da concentração de Castanheira.
Pode consultar mais informação sobre este fenomeno em: http://geologia.aroucanet.com/
Rio Caima  
Esta é a freguesia que serve de berço a este rio, nasce na freguesia de albergaria e pecorre vá rios concelhos, indo desaguar no rio Vouga, em ..., foi outrora o maior rio truteiro, sendo no entanto ainda possivel pescar esta especime no seu leito. ao longo deste podemos encontrar paisagens de rara beleza. mesmo na saida da Aldeoia de Albergaria este é muito procurado para banhos fluviais essencialmente no verão.
Mamoa da Portela ou Anta:  
este é um monumento megalitico que atesta a antiguidade desta terra.
   
Parque de Lazer da Mizarela